Darwin vs Mendel

Mendel foi o primeiro geneticista conhecido. Mendel comprovou que geneticamente os fatores e características passavam de pais para filhos, hereditariamente, na sua regra de 3:1. Esta explicação era a justificação necessária na teoria evolucionista de Darwin, para explicar a maneira como algumas características “evoluíam” e outras se extinguiam.
O fato é que Mendel era um monge, ou seja, criacionista e por mais que as teorias de Darwin se encaixassem perfeitamente na sua teoria e vice-versa em relação a Darwin, Mendel não ligava suas teorias ao evolucionismo ale do que:

1. Darwin acreditava que as formas de vida poderiam variar de um modo quase infindável, desde que houvesse necessidade disso. Ao mesmo tempo em que Darwin afirmava que os seres podiam “evoluir” para outros seres

2. Mendel, com as suas experiências descobriu que, sim, há variações mas que essas variações ocorrem dentro de um campo genético limitado, Mendel demonstrava que características individuais mantinham-se constantes

A verdade é que se Darwin tivesse se baseado mais nas teorias de Mendel teria respostas mais rápidas para as perguntas que tanto o afligiam.
Sendo que se Darwin englobasse a teoria de Mendel na sua, ou se incluísse dados desta, era mais um argumento impossível de comprovar, e mais um motivo de polemica e de descrédito para o seu nome no seio da comunidade científica (algo que Darwin temia).

Enquanto as ideias de Darwin se baseavam em fundamentos erróneos e não testados sobre hereditariedade, as conclusões de Mendel foram fundadas em experimentação cuidada.
E enquanto os conceitos de Darwin se baseavam em “variação, mutação, e” ligeira hereditariedade”, os de Mendel assentavam em “variação descontinua e hereditariedade extremamente acentuada, sem mutações”.
O fato é que atualmente ambas teorias se complementam de modo que a genética e a evolução são totalmente parecidas e pertencem ao mesmo conceito.

3 comentários:

Unknown disse...
19 de agosto de 2014 às 19:30

Show =]

Unknown disse...
20 de julho de 2018 às 11:54

Isso esta historicamente errado

Anônimo disse...
20 de novembro de 2018 às 09:54

Pq ?

Postar um comentário